28 julho, 2007

Unidades do Relevo Brasileiro (parte1)

Na década de 1940, os pioneiros estudos e divisões geomorfológicas do Brasil foram desenvolvidos por Aroldo de Azevedo. Sua divisão recebeu alterações do geógrafo Aziz Ab'Saber,seu aluno. Segundo o geógrafo Jurandyr Ross, hoje, após estudos desenvolvidos durante os anos de 1970 e 1985 e publicados na década de 1990, 0 relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem suas gêneses: os planaltos, as planícies e as depressõesOs compartimentos mais significativos do relevo brasileiro se originaram ao longo da era Cenozóica, quando houve o soerguimento da plataforma sul-americana e, conseqüentemente, processos erosivos marcantes nas bordas das bacias sedimentares. Observe no mapa ao lado ou clique na imagem para vê-la ampliada, as unidades do relevo brasileiro:

A - As unidades dos planaltos brasileiros
É comum ouvirmos que o planalto é um lugar plano e alto. Não é bem assim, na realidade os estudos mais recentes indicam que o planalto é um compartimento de relevo que possui superfície irregular a uma altitude superior a 300 metros, onde os processos erosivos são predominantes, e não os de sedimentação. Como ilustrado no mapa 1, vemos que no Brasil os planaltos são divididos em quatro grupos.
Os planaltos em bacias sedimentares se caracterizam por terem quase toda extensão circundada por depressões periféricas. Nessas zonas de contato entre os planaltos e as depressões, ocorrem os relevos escarpados denominados cuestas.Esses planaltos localizam-se em três áreas:
O Planalto da Amazônia oriental (localizado com o número 1 no mapa) acompanha o curso médio do Rio Amazonas até sua foz, não apresentando elevadas altitudes. Em seu limite norte, as altitudes estão em torno de 400m, enquanto ao sul chegam a ultrapassar os 300m. Observe o perfil topográfico1 da região na figura 2 abaixo:Os planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba (2) têm seu limite norte nivelado com as áreas baixas da bacia Amazônica e apresentam degraus e terrenos cristalinos, como o Planalto da Borborema. Essas unidades planál-ticas ocupam as duas margens do rio Parnaíba e estendem-se desde o'centro-oeste do país até as proximidades do litoral do Pará e do Piauí. Em seus terrenos ocorrem os morros com topos planos,tabulares,as famosas chapadas.Como veremos na aula de climas do Brasil,a intensidade da seca no nordeste brasileiro está diretamente relacionada com a Amazônia. Observe o perfil topográfico da região na figura 3 abaixo:

As massas de ar formadas na Amazônia são bastante úmidas e se deslocam em sentido do Nordeste. Os meses em que mais chove na Amazônia são os do final e do início de ano,quando ocorrem as mais densas formações de massas de ar.Se essas massas ultrapassarem o Planalto da Borborema, é sinal de chuva no sertão nordestino. Se isso não ocorrer em janeiro, espera-se um longo período de seca durante todo o ano na região.
Ocupando grande parte do centro-sul do país, os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná apresentam vasta área formada por rochas vulcânicas, que resultam na formação dos solos de terra roxa. Desde o Rio Grande do Sul até o estado de Goiás, notamos a presença das áreas com grande potencial agrícola. Esses planaltos acompanham os afluentes do rio Paraná e chegam a atingir cerca de 1000 metros de altitude. Destaca-se, no Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães(foto abaixo à direita).















mapa do relevo brasileiro

6 comentários:

Unknown disse...

, Melhor pesquisa que eu já vi.
tudo bem informado .
beijoo

Unknown disse...

muito boa essa pesquisa,encontrei tudo que precisava,um abraço e continue assim trazendo boasinformações para nós estudante. nildo, crentetdb@hotmail.comds

Anônimo disse...

naum axeei o q eu precisavaa =/
mas msmo assim eh uma boa pesquisaa
parabens :D
=*

Anônimo disse...

A pesquisa é realmente muito boa...
Mas não achei o que queria...
Tenho que fazer um semi de geografia e um de historia sobre o mesmo assunto: o ano de 1940...
Eu quero como era o relevo de 1940, o clima, vegetação, acontecimentos e fatos marcantes, etc....

Anônimo disse...

Não era tudo o que eu queria,
mais me adiantou um bucado!
Obrigado... Beijos =)

Anônimo disse...

ótima fonte de pesquisa, além do texto claro e bem escrito, as imagens me ajudaram bastante a compreender o conteúdo. parabéns